top of page

OFICINAS & FORMAÇÃO

#MEDIAÇÃO DE LEITURA

Que tal conhecer narrativas que tocam em assuntos considerados difíceis? As mediações propostas pelo Coletivo se dão de forma lúdica, buscando aproximar o livro dos pequenos e grandes leitores, criando momentos afetivos por meio da leitura. O livro para nós é o grande protagonista das histórias, ele é objeto de afeto que aproxima e constrói sentidos. As narrativas selecionadas para essa proposta foram pensadas a partir de uma pesquisa em literatura infantil, considerando o tratamento e originalidade na abordagem dos temas; a qualidade artística, a diversidade de estilos de seus autores e ilustradores, a variedade de linguagens. São livros que provocam perguntas, silêncios, reflexões e uma pluralidade de vozes, sem que caíam no discurso simplista ou moralizante. Ao longo da mediação são propostas brincadeiras, experimentações corporais, intervenções  e múltiplas propostas de estímulo e acesso a leitura.

Duração: 50 minutos

Público: Bebês, crianças, adolescentes e adultos.

#OFICINA BRINCAR DE SER

A oficina é um convite para crianças e adultos brincarem sem tabus ou preconceitos. Afinal, brinquedos e brincadeiras são para TODAS AS CRIANÇAS, indiferente de ser menino ou menina. O importante é a descoberta, a experiência e a imaginação de ser e de brincar. Partimos do pressuposto de que a criança se constitui, também, através do brincar e, é por meio desta ação lúdica que ela assimila diferentes papeis sociais presentes em nossa cultura. E que cultura é essa que limita as infâncias? Ancorados nos Estudos de Gênero e na Sociologia da Infância propomos atividades lúdicas que permita “transgredir” as limitações e os rótulos impostos na experiência do brincar.  Esta oficina aconteceu no Sesc Ipiranga.

Duração: 60 minutos

Público: Crianças a partir de 3 anos, educadores e pais.

#LABORATÓRIO DE TEATRO

 

Proposta de oficina que privilegia o intercâmbio de ideias, experimentação e criação coletiva, a partir da linguagem desenvolvida pelo Coletivo durante esses cinco anos. O Coletivo não procura a permanência de ideias e estéticas, pelo contrário, busca movimento através da troca de experiências e da pesquisa em artes cênicas. No conceito de Laboratório não há uma hierarquia de formas cênicas nem predominância de um componente teatral sobre o outro, é possível a subversão e inserção de manifestações espetaculares de toda ordem. Nessa perspectiva os Laboratórios são campos de experimentação que, sem perder de vista as técnicas do fazer teatral, privilegiam a importância do trabalho processual, contínuo, independente e culturalmente diverso das formas de expressão.

Formato:

Duração: 2 horas/cada encontro.

 

Público: Interessados a partir de 16 anos

CINE PAPO

Tem como objetivo principal provocar e sensibilizar @s participantes acerca de temas considerados tabu, utilizando a exibição de filmes seguidas de bate papo. Tem como eixo a exibição e discussão de filmes, documentários e outros tipos de vídeos que contribua para a sensibilidade estética e para o exercício da alteridade. O que nos possibilita estabelecer relações, promover encontros e produzir afetos. 

Formato:

Duração: 2 horas

Público: A partir de 14 anos

Esta ação já foi realizada no: CEU Quinta do Sol, CEU Parque São Carlos, CEU Tiquatira, Centro Cultural da Penha, Quilombo de Taipas, Ocupação São João, entre outros.

bottom of page